Dicas de saúde

Voltar para a lista completa de dicas

Entenda as principais diferenças entre os dos tipos de diabetes mais comuns

Por Médico sem FIla em Curiosidades no dia 26 de dezembro de 2017

tipos de diabetes mais comuns

A diabetes é uma das doenças crônicas que mais cresce entre a população mundial. A adoção de hábitos de vida pouco saudáveis como: sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade estão sem dúvidas atrelados a esse aumento.

Existem diferentes tipos da doença, entretanto os mais comuns são tipo 1, tipo 2 e a diabetes gestacional. Hoje, vamos te explicar as principais características de cada uma delas.

Diabetes Tipo 1

Corresponde a, aproximadamente, 8% dos casos. Normalmente, atinge a crianças e adolescentes sem excesso de peso.

A diabetes tipo 1 é caracterizada pela deficiência total de insulina (hormônio sintetizado no pâncreas, responsável pela redução da taxa de glicose no sangue), uma vez que ocorre a destruição das células responsáveis por sua produção. Assim, o paciente se torna dependente do uso contínuo de insulina.

Alguns dos sintomas da diabetes tipo 1 são: muita sede, urinar em excesso e perda de peso.

Diabetes Tipo 2

Corresponde a, aproximadamente, 90% dos casos; sendo mais comum na fase adulta e em pessoas que apresentam obesidade e sedentarismo. A diabetes tipo 2 também está atrelada ao fator hereditariedade, assim pessoas com parentes diabéticos devem estar atentos.

Nesse tipo da doença a insulina continua sendo produzida pelo organismo, mas não consegue desenvolver completamente sua função. Também pode ocorrer de a quantidade de insulina ser insuficiente para controlar os níveis de glicose.

Diabetes gestacional

A doença surge na gravidez e, na maior parte dos casos, desaparece após o parto. Entretanto, está associado a um maior risco de desenvolvimento da doença na mãe e no filho, por isso o acompanhamento médico se torna fundamental.

Alguns fatores de risco para a diabetes gestacional são:

  • Idade materna avançada,
  • Ganho de peso excessivo durante a gravidez,
  • Histórico familiar de diabetes em parentes de 1º grau ou gestacional (mãe da gestante),
  • Pressão alta durante a gestação.

Conclusão

Hábitos de vida mais saudáveis são essenciais para se ver livre da diabetes. A prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada, colaboram para o controle do peso e a manutenção da saúde.

Como a diabetes pode ser silenciosa e assintomática, exames preventivos são necessários para verificar como anda sua saúde.

Alguns sintomas podem alertar sobre alterações em seu organismo, por isso, fique atento!

Veja também

tipos de diabetes mais comuns

Entenda as principais diferenças entre os dos tipos de diabetes mais comuns

Leia mais

Qual a diferença entre Miopia x Hipermetropia x Astigmatismo?

Leia mais