– Orientações e Preparos

Fique por dentro das orientações e preparos para as coletas de materiais biológicos.

Solicite agora o orçamento e agendamento dos seus Exames Laboratoriais!

Agende pelo whatsapp

 

Durante o período de jejum é permitido apenas beber água. Sempre que possível, nos 3 dias que antecedem a coleta do sangue evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, comidas gordurosas e evitar exercícios físicos vigorosos. Não interrompa o uso de qualquer medicamento a não ser sob orientação médica, entretanto no dia da coleta tome o medicamento só após a coleta do sangue. 
 
Coleta: Fazer jejum de 12 horas para exames de perfil lipídico (colesterol total, colesterol HDL, colesterol LDL, triglicerídeos), jejum de 8 horas para os demais exames. Não é obrigatório jejum para Beta HCG (gravidez) e tipagem sanguínea. 

Agende pelo whatsapp

Primeiramente o paciente realiza a coleta da glicose jejum pela manhã com jejum de 8 horas. No horário do almoço o paciente deve alimentar como de costume e anotar o horário do término do almoço (última garfada) ou conforme orientação médica. Lembrando que a duração do almoço deve ter no máximo 20 minutos. 
 
Durante as duas horas após o almoço o paciente não deve ingerir nenhum tipo de alimento, sólido ou líquido, evitar fumar e realizar qualquer tipo de exercício físico. 
 
O paciente deve retornar ao laboratório 20 minutos antes de completar as 2 horas após almoço. 

Agende pelo whatsapp

EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES 
Preparo:
 Não tomar nenhum medicamento que facilite ou promova a evacuação. Não misturar as fezes com a urina. 
Coleta: Coletar as fezes diretamente no frasco apropriado. Evitar contaminação do frasco externamente e não é necessário que o preencha até a borda. Leve imediatamente a amostra ao laboratório. Se a coleta tiver sido feita à noite, guarde o material na geladeira (não congelar). 
 
FEZES COM CONSERVANTE (MIF) 
Preparo:
 Não tomar nenhum medicamento que facilite ou promova a evacuação. Não misturar as fezes com a urina. 
Coleta: Colocar uma porção no frasco, por três dias, de preferência alternados (exemplo: segunda, quarta e sexta), no mesmo frasco com MIF e misturar. Não é necessário guardar na geladeira. 

Agende pelo whatsapp

Preparo: Não manter relação sexual na véspera da coleta da urina. Não coletar a urina enquanto estiver menstruada. Caso não possa coletar a primeira urina da manhã, (segundo jato - jato médio) aguardar 4 horas sem urinar e realizar o mesmo procedimento. A urina deve ser coletada antes de qualquer medicamento em especial: antissépticos, antibióticos, cremes vaginais e pomadas. 
Coleta: Lavar a região genital com água e sabão. Enxaguar bem e secar. Desprezar no vaso sanitário o primeiro jato urinário e coletar o segundo jato de urina diretamente no frasco. Fechar bem o recipiente e trazer ao laboratório até 2 horas após a coleta. 
Cultura ou Urocultura: fazer assepsia nos órgãos genitais, coletar o segundo jato de urina em recipiente apropriado para cultura. 
 
*Criança: Coletar sempre que possível no laboratório tomando cuidados especiais com assepsia ou usando o coletor infantil com orientação do laboratório. 

Agende pelo whatsapp

Preparo: Ao amanhecer do dia, o paciente irá desprezar a primeira urina e marcar o horário. Colherá as outras o dia todo em frasco apropriado, não devendo jamais se esquecer de qualquer micção até o dia seguinte no mesmo horário que o marcado, perfazendo assim um total de 24horas de coleta. 

Exemplo: 8 horas da manhã de segunda feira até 8 horas da manhã de terça feira. A urina pode ser conservada em geladeira. 

Agende pelo whatsapp

A coleta de escarro é solicitada para realização de exames microbiológicos (BAAR). 
No dia anterior ao exame o paciente deve beber muita água para facilitar a saída do escarro dos pulmões, a coleta deve ser realizada na parte da manhã, de preferência antes da primeira ingestão de alimentos sólidos e líquidos. Primeiramente é necessário que faça a higiene oral com água pura (fazendo bochechos e gargarejos), logo após é necessário fechar boca, inspirar pelo nariz, prender a respiração por alguns minutos e soltar lentamente, repetir esse processo por três vezes. Deve-se forçar a tosse de modo que faça uma expectoração diretamente dos pulmões, e coletar o escarro diretamente no frasco fornecido pelo laboratório. 

Agende pelo whatsapp

A coleta de esperma é solicitada para realização de exames citoquímicos e celulares (espermograma), controle pós-vasectomia ou espermoculturas. 
 
Preparo: Para exame citoquímico o paciente deve estar em abstinência sexual de 72 a 96 horas. No caso de monitoramento de vasectomia não é necessária abstinência sexual. Para o exame de espermocultura a abstinência é sob orientação médica. 
Coleta: É realizada no laboratório, por masturbação, e todo o volume é ejaculado diretamente no frasco fornecido.
 

Agende pelo whatsapp